![Identificar o assunto do texto; Neurofisiologia - Potencial Neuronal](https://blog.propofando.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Potencial-neuronal-O-que-nunca-te-ensinaram-1024x576.png)
Olá, TEAMPROPOFANDO! Seja muito bem vindo ao artigo dessa semana! Já pega o papel e caneta porque no conteúdo de hoje vim explicar pra vocês algo fundamental para o anestesiologista: o potencial neuronal(Potencial de Repouso X Ação).
Manu, não é possível que isso seja fundamental..ninguém nunca me ensinou antes. Pois é, mas nunca é tarde pra aprender então vamos juntos com mais esse conteúdo!
Vamos passar ao longo deste artigo por dois tópicos principais:
- Potencial de Repouso
- Potencial de Ação
Vem anotando tudo!
Potencial de Repouso
Vamos relembrar como é formado o potencial de repouso da membrana (PRM). Como estamos falando de neurônio, ele gira em torno de -70mV mas quem que garante essa eletronegatividade no intracelular?
Vamos entender juntos!
São 3 proteínas que explicam isso. A primeira é esta aqui: a bomba de sódio-potássio-ATPase. Vocês lembram o que ela faz?
Sim, ela elimina três sódios e absorve 2 potássios, porém se ela atuasse sozinha, ela só consegue garantir uma eletronegatividade de -5mV.
Agora entra em cena a segunda proteína importante que são os canais de vazamento de potássio.
O neurônio por si só é extremamente permeável a potássio e o tempo inteiro sai potássio de dentro da célula de forma a fazer com que o potencial fique muito negativo a um valor de -90mV.
A terceira proteína atuante corresponde aos canais de vazamento de sódio que promovem influxo de sódio, o que torna a membrana um pouco menos negativa no valor de -70mV e, assim, temos a explicação completa do nosso potencial de repouso de membrana neuronal.
Conseguiu entender o porque isso faz sentido pra anestesia? Não?! Continua comigo.
O tempo inteiro estamos tentando estimular ou inibir determinados potenciais de ação a fim de fazer com que os neurônios se comuniquem ou liberem substâncias na células alvo.
Fazemos isso através de estímulos ou fármacos que geram um potencial excitatório pós-sináptico(PEPS) ou geram potenciais inibitórios pós-sináptico(PIPS).
O principal neurotransmissor excitatório do SNC é o Glutamato e o principal inibitório é o GABA. Ao liberar glutamato, ocorrerá ativação dos receptores glutamatérgicos com influxo de sódio e cálcio e efluxo de potássio.
Agora que você já entende o potencial de repouso, vamos partir para o potencial de ação!
Mas antes de continuar, veja essa explicação em vídeo que eu preparei para te ajudar a absorver o conteúdo:
Potencial Neuronal de Ação
PS: Veja o vídeo acima antes de continuar, porque é fundamental para você absorver melhor sobre o tema(se o vídeo não reproduzir, clique aqui)!
Após gerado um potencial de ação ao atingir o -55mV, o estímulo promove a abertura dos canais de sódio do axônio, assim promovendo influxo de sódio com desencadeamento da cascata de despolarização.
Esse influxo de sódio leva o potencial para o valor máximo de +30mV até o terminal do axônio ativando os canais de cálcio do tipo P, voltagem dependente.
Ao serem ativados, eles abrem e promovem o influxo de cálcio que estimula a exocitose das vesículas de acetilcolina.
A repolarização ocorre em paralelo a despolarização, pois assim que o potencial chega em + 30mV ele ativa os canais de vazamento de potássio que são altamente permeáveis levando a criação de um meio negativo de -90mV.
Ao chegar no terminal, o interior neuronal mais negativo inativa os canais de cálcio que não promoveram influxo de cálcio com efluxo de acetilcolina.
EXTRA: Conformação do canal de sódio durante o potencial neuronal.
- REPOUSO: Canal de sódio durante o potencial de repouso: portão voltagem dependente fechado e tempo aberto.
- ATIVO: Canal de sódio durante o potencial de ação: portão voltagem dependente aberto e tempo semi-aberto.
- INATIVO: Canal de sódio durante a repolarização: portão voltagem dependente aberto e tempo fechado
Gostou do conteúdo?
Comenta aqui como esse artigo foi útil pra você e dê sugestões de temas que você quer ver aqui no nosso blog!
E se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, também deixe seu comentário, assim eu consigo te ajudar melhor. Vamos juntos crescer nossa comunidade aqui no melhor blog da anestesiologia!
Antes de sair, confira nossos conteúdos anteriores para se atualizar ainda mais nos estudos! Para te ajudar, já separamos um artigo quentinho para você. Clique aqui e venha saber tudo sobre Monitorização Hemodinâmica.
Uma resposta
Manu, obrigada por sempre postar conteúdos tão valiosos!!!!