Bem-vindo ao artigo semanal aqui do Blog Propofando! Hoje vamos falar de um assunto muito importante: o sistema nervoso autonômico.
Você tem alguma dificuldade com esse tema? Então já pega o papel e caneta e vem anotando tudo comigo, porquê o artigo de hoje ta sensaciona!
Vamos falar sobre:
- Anatomia e fisiologia do sistema nervoso autonômico.
Anatomoia do Sistema Nervoso Autonômico
O sistema nervoso periférico é dividido em sistema nervoso motor e sensitivo. Já o motor é dividido em somático e autonômico, enquanto que o autonômico em simpático, parassimpático e entérico.
O SNA é responsável pelo controle visceral, vegetativo ou involuntário do músculo cardíaco, músculo liso, glândulas, bem como das funções viscerais.
Veja o exemplo na imagem abaixo:
Sistema Nervoso Autonômico Simpático
O sistema nervoso autonômico simpático (SNAS) é toracolombar: T1 – L2 e seus neurônios pré-ganglionares são curtos e pós- ganglionares longos.
Sistema Nervoso Autonômico Parassimpático
O sistema nervoso autonômico parassimpático (SNAPS) é crânio-sacral. Os nervos cranianos envolvidos são NC III (oculomotor); NC VII (facial); NC IX (glossofaríngeo); NC X (vago), enquanto que as fibras sacrais saem de S2-S3-S4. Os neurônios pré-ganglionares são longos e pós curtos.
Neurotrnasmissores do SNAS
Com relação aos neurotransmissores do SNAS, os neurônios pré-ganglionares são colinérgicos e liberam acetilcolina; os neurônios pós-ganglionares são noradrenérgicos e liberam norepinefrina. Existe uma exceção importante que é a inervação simpática da glândula sudorípara. O neurônio pré-ganglionar é colinérgico, bem como o neurônio pós ganglionar.
Já os neurotransmissores do SNAPS serão sempre acetilcolina, pois os neurônios pré e pós-ganglionares são colinérgicos.
Por fim, quero explicar pra vocês o caminho que a fibra simpática pré-ganglionar percorre ao sair da medula e isso envolve o conceito de ramo comunicante branco e cinzento. Olhem essa imagem com atenção:
O neurônio pré-ganglionar encontra-se na zona intermediolateral da medula e sai pela raiz ventral até o gânglio da cadeia paravertebral. Lá ele entra no gânglio pelo ramo comunicante branco (muita mielina) e faz sinapse com o neurônio pós sináptico, que sai da cadeia pelo ramo comunicante cinzento (sem mielina).
O neurônio pré pode fazer a sinapse no mesmo nível ou level acima ou abaixo e sair pelo nervo espinhal. OU pode sair direto do gânglio sem estar compondo o nervo espinhal e aí ele se chama NERVO ESPLÂNCNICO. Ou pode ir para o gânglio pré-aórtico, prevertebral, colateral ou subdiafragmático e inverter as vísceras intra-abdominais.
Após fazer a sinapse com o neurônio pós-ganglionar e sair da cadeia simpática, a fibra poderá seguir três caminhos juntos com o nervo espinhal:
(1) seguir para fibras pilo eretoras;
(2) seguir pelas fibras vasomotoras;
(3) seguir para glândulas sudoríparas
Ficou mais fácil esse assunto? Deixe sua dúvida aqui nos comentários ou me fale se podemos seguir para o sistema adrenérgico e sistema colinérgico!
Quer ver conteúdos nossos em vídeo? Conheça nosso canal do youtube clicando aqui!, assim você aprende de uma maneira mais dinâmica.
Veja nossos conteúdos anteriores clicando aqui!
Bons estudos, time!